CONCEITOS BÁSICOS

CONCEITOS BÁSICOS

Visual basic net

 

Introdução ao Visual Basic

O Visual Basic é uma das linguagens mais comuns em programação. A Microsoft investe pesado nessa linguagem porque ela traz muito lucro, uma vez que quanto mais programas para Windows existir mais Windows ela venderá.

Bem, mas isso é outra história. Fato é que se você está lendo este texto nesse momento é porque você se interessou pelo assunto. E eu vou tentar conduzir alguns de seus passos na construção de um conhecimento muito abrangente e não dominado por nós seres mortais.

Talvez o primeiro passo para aprender a linguagem Visual Basic seja necessariamente observar como os programas funcionam, o que eles fazem, que acontece quando o usuário de um aplicativo executa uma ação, como a de clicar em um botão, ou  escrever um nome em uma caixa de texto.

Mas antes é preciso conhecer alguns conceitos fundamentais.

Form: traduzido como formulário são as janelas dos programas.

Controles: são os objetos do programa, como os botões, caixas de texto, menus.

Events: são eventos associados aos controles, como clique, mudança de cor, de fonte, de item, etc.

Procedure: são as rotinas, os procedimentos que criamos para o programa realizar suas funções, como abrir um documento, fechar uma janela.

 

Nesse sentido é importante você identificar o seguinte quando da execução de um aplicativo:

1.      No Windows, todo aplicativo possui uma ou várias janelas (Forms),

2.      Os forms possuem diversos controles (botões, caixas de textos, caixas de imagens),

3.      Cada controle em um formulário possui:

a)      propriedades (como cor, fonte, tamanho)

b)      finalidades (abrir um documento, fechar uma janela)

c)       eventos associados (mudança da fonte, mudança da cor)

4.      O usuário realiza ações, como clicar em um botão, escrever em uma caixa de texto, arrastar um objeto do formulário (as janelas), fechar um formulário etc.

5.      As ações do usuário provocam eventos, como quando arrasta um objeto no formulário (o objeto muda sua posição), ou quando o usuário escreve em uma caixa de texto (o texto da caixa é alterado a cada caracter escrito), ou ainda quando o usuário clica em um item em uma lista (o item fica selecionado),

6.      As rotinas são executadas pela criação de funções e comandos por meio de um código específico.

 

Passados os conceitos iniciais, façamos e respondamos às seguintes perguntas:

1.      Para que servem os códigos?

Bem, toda a comunicação se baseia em códigos. Na língua portuguesa, usamos códigos. Na língua escrita, dizemos a alguém uma frase por meio de uma sequência de letras, por exemplo a fruta Banana. Bem, se eu escrevesse nbaana você não saberia o que eu queria dizer. O computador também criou sua linguagem própria, o homem apenas a decodificou. Dessa forma, quando queremos abrir uma janela chamada “Principal” usamos o código: “Principal.show”. veja que na linguagem do computador lhe dizemos mostre (show) a janela Principal. Observe que o código também possui uma sequência: primeiro o nome do objeto, depois o comando desejado. Da mesma maneira o comando poderia ser de fechar: Principal.close.

2.      Para que servem os controles?

Os controles servem justamente para chamarem os comandos determinados nos códigos. Para abrir uma janela, por exemplo, utilizamos um botão chamado “AbrirJanelaPrincipal”. Desta forma, quando o usuário clicar no botão a janela principal se abrirá.

3.      Para que servem os eventos?

Os eventos são associados aos controles para chamarem os comandos. Por exemplo, o botão possui vários eventos associados: clicar, passar o mouse sobre, duplo clique, etc. Podemos utilizar qualquer evento desses para chamar o comando abrir, fechar etc. Cada controle possui propriedades e eventos próprios.

 

Esses são os conceitos básicos para quem está começando estudar Visual Basic. Quanto às funcionalidades dos programas de Construção em Visual Basic cabe a você “fuçar”. Lembrando que a língua utilizada é o inglês.

Veja os Vídeos: